sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Clorela - Super Alga


Chlorella
Chlorella pyrenoidosa

Introdução
Seu nome refere-se ao alto conteúdo de clorofila que possui. É uma alga microscópica de água doce, uma das mais antigas formas de vida do planeta, com aproximadamente 2 bilhões de anos. Tanto a clorela como outras formas de algas são fundamentais para a vida em função da sua grande capacidade de fotossíntese.

Aplicações
Ela serviu de alimento para os soldados na segunda guerra mundial e nos dias atuais também é utilizada como alimento para astronautas. No Japão, onde as pesquisas sobre a clorela tem sido intensas, ela é conhecida como a SUPER ALGA é consumida hoje em larga escala como remédios e acrescentada a diversos alimentos como macarrão, biscoitos, pães, bebidas e para enriquecer alimentos infantis. Em diversos hospitais e centros terapêutico no Japão e em outros países a clorela tem sido aplicada no tratamento e prevenção de muitas doenças.

Nutrientes
Devido a sua natureza elementar e ao seu rápido crescimento, a clorela acumula uma imensa quantidade de nutrientes, mais especificamente de proteínas, de micro-minerais (oligoelementos), de vitaminas de clorofila e de diversos fatores normalizadores das funções orgânicas.
Proteínas: Em sua composição básica ela apresenta uma porcentagem de 60% de proteínas e é capaz e produzir 50% mais proteínas do que qualquer outro ser vivo. Proporcionalemnte ela possui mais proteína do que a soja (37%), a carne de vaca (45%), o trigo (10%).
Aminoácidos: ela contém 8 aminoácidos essenciais e todos os não essenciais; dos seres vivos que contêm proteínas ela é o mais completo em termos de aminoácidos.
Vitaminas: contém grande quantidade de beta-caroteno (protovitamina A), vitamina C, vitamina E, vitamina K, vitamina B1, B2, B6, B12, niacina, ácido pantotênico, ácido fólico, biotina, colina, inositol, ácido para-aminobenzoico (PABA), e outras em menor quantidade.
Minerais: sua composição de minerais é um dos mais completo e ricos, apresenta quantidades considerávais de cálcio, magnésio, zinco, cobre, manganês, ferro, enxofre, iodo, fósforo, potássio, cobalto, selênio e outros.
Clorofila: contém até 7% de clorofila natural, percentagem mais alta do que qualquer planta conhecida na Terra, clorofila vegetal é um dos agentes de limpeza e desintoxicação naturais mais potentes.
Na sua composição, ela apresenta também enzimas, ácidos graxos poliinsaturados e uma boa carga do importante ácido lipóico, fundamental para o crescimento de micro-organismos benéficos.

Indicação 
- Desintoxicante;
- Remineralizante;
- Anti-oxidante: combate o envelhecimento precoce;
- Estimulante do sistema imunológico;
- Rico em betacaroteno: ajuda na obtenção de um bronzeado mais bonito e duradouro;
- Previne anemia: é um dos raros alimentos de origem não-animal que possui vitamina B12, normalmente presente nos tecidos do fígado, músculos e leite. Pessoas de dieta vegetariana e macrobiótica podem, por meio da alga, suprir suas necessidades orgânicas desta vitamina.
- Saúde Dentária: o Dr. S. L. Goldberg apresentou um relatório no American Journal of Sugery, sobre as suas experiências com o uso da clorofila nos seus pacientes. Ele descobriu que a clorofila resultou num fortalecimento dos dentes dos seus pacientes e no parar do sagramento das gengivas, ajudando ao crescimento de novas gengivas que tinham sido corroidas e danificadas.
- Se ingerido 15 minutos antes das refeições, além de nutrir, diminui o apetite, ajudando nos regimes de emagrecimento como suplemento alimentar.

Dosagem
Inicial: é de 1g/dia dividido em três doses, ás refeições.
Manutenção: é de 2 - 3g/dia dividido em três doses, ás refeições.
Crianças: metade da dose.

Recomendações
É recomendado o consumo de clorela como recurso para minimizar os efeitos e o impacto negativo do meio ambiente sobre o organismo.
É possível adquirir clorela sobre a forma de cápsulas de acordo com a dosagem exata prescrita pelo médico.
Infelizmente é comum a falsificação da clorela, sendo que a procedência mais recomendada é a da Coréia, China ou Japão, onde os métodos de produção são os mais adequados.


*OBSERVAÇÃO ANTES DE INICIAR QUALQUER TRATAMENTO MEDICAMENTOSO PROCURE SEU MÉDICO OU NUTRICIONISTA PARA UM MELHOR ACOMPANHAMENTO*


2 comentários:

  1. Boa Noite Liziê,

    Pode sim, mas precisa de orientação médica para dosagem específica para seu caso.

    Att,

    ResponderExcluir