terça-feira, 11 de maio de 2010

Tensão Pré Mestrual (TPM)















Tanstorno Disfórico Pré-menstrual

É o novo nome da antiga Síndrome Pré-Menstrual, ou Tensão Pré-menstrual(TPM). Algumas correntes da medicina atribuem esta síndrome à retenção de água no organismo, causada por níveis mais elevados de estrogênio. Como este hormônio interfere na eliminação de sódio pelos rins, níveis elevados podem levar os tecidos do corpo a reter água, o que provoca aumento de peso, inchaços, dores de cabeça e nas costas, além de nervosismo e irritabilidade.

A intensidade varia de um período menstrual a outro, e de mulher para mulher. Cãimbras nas pernas e dores abdominais podem vir, por outro lado, de uma inabilidade temporária do corpo em armazenar cálcio. A moderação no sal, pelo menos nos últimos dias antes da menstruação contribui para a redução destes sintomas.

O tratamento de praxe pela medicina acadêmica é através da administração de anticoncepcionais com baixos níveis de estrogênio e de ansiolíticos, antidepressivos. Atualmente a administração de óleo de prímula ou de borragem tem produzido resultados satisfatórios, porém nem para todas as pacientes.

Recomenda-se sugerir a adoção de hábitos mais naturais, evitando o sedentarismo e os excessos prejudiciais, como o excesso de álcool, o tabagismo, os excessos alimentares. Evitar o sal refinado (substituir pelo sal marinho), as frituras e os alimentos muito temperados e gordurosos, mas principalmente aqueles que podem conter disruptores hormonais, como carnes vermelhas, embutidos e aves de granja.

Sugestões de como tratar (usar um ou mais itens combinados em fórmula):

- Óleo de Prímula ou de borragem: 250mg 3 vezes ao dia

- Ômega 3: 400mg 3 vezes ao dia

- Coenzima Q10: 50mg/dia

- Ginseng Coreano: 250mg 3 vezes ao dia

Introdução

Estudos epidemiológicos demonstram que até 80% das mulheres apresentam sintomas físicos e/ou psíquicos no período pré-menstrual e que cerca de 3% a 11% os apresentam de maneira severa, havendo prejuízos sociais, familiares ou profissionais, o que caracteriza o transtorno disfórico pré-menstrual (TDPM).

O TDPM apresenta sintomas que aparecem na semana que antecede a menstruação, cessando nos primeiros dias após o início desta.

Diversas teorias têm sido propostas para justificar a sua etiologia. Fatores hormonais, psicológicos e ambientais parecem estar envolvidos; no entanto, ainda não há conclusões precisas que justifiquem essa patologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário