terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Óleo de Cartamo

 ÓLEO DE CARTAMO
Reduz o apetite, queima gordura, enrijece os músculos e ainda combate o colesterol

História
O cártamo é cultivado e originário das regiões áridas da Índia desde os tempos imemoriais. É mencionada como kusumba em escrituras antigas.
"Seu nome técnico, Carthamus tinctorius, vem do hebraico e pode ser traduzido como 'tingir com tinta', devido ao corante alaranjado obtido das suas flores", explica Andréa Cristina de Oliveira, farmacêutica e fitorepeuta, de São Paulo.
Atualmente, na Índia é mais comumente conhecido como kardai em Marathi e Kusum em hindi. Na China ele é conhecido como Hong Hua.

Ficha Técnica
Nome Científico: Carthamus tinctorius L.
Família: Asteraceae

Composição
Óleo de cártamo é nutricionalmente semelhantes ao azeite, pois contém níveis elevados de ácido linoléico e oléico esses ácidos graxos monoinsaturados é conhecido por reduzir os níveis de LDL (Lipoproteína de baixa densidade "COLESTEROL RUIM") sem afetar nos níveis do HDL (Lipoproteína de alta densidade "COLESTEROL BOM") no sangue (Smith, 1996). 
Ácido linoléico: também conhecido como ômega 6. Tem sido pesquisado pois ele é um precursor CLA (sigla em inglês para ácido linoléico conjugado), um outro ácido que queima gordura e tonifica os músculos - por falta de pesquisas sobre seus efeitos no corpo, é proibido no Brasil. Dessa forma, o ácido linoléico, encontrado naturalmente em carnes vermelhas, laticínios e em óleos como o do cártamo, é a opção legal e saudável para obter-se os mesmos resultados do seu "irmão" fora da lei.
Musculos: age aumentando a atividade da enzima chamada CPT (carnitina palmitoltransferase). Esta enzima está presente nos músculos esqueléticos (de contração voluntária, ex.: bíceps), e é responsável pelo transporte de gordura (em forma de ácidos graxos) para dentro da mitocôndria, que é a célula responsável por converter esta gordura em energia. Com a atividade aumentada da CPT, maior quantidade de energia é transportada para células adiposas e, conseqüentemente, queimada, gerando mais energia para o trabalho muscular e seu desenvolvimento.
Antioxidante: protege o organismo da ação dos radicais livres, alguns antioxidantes são produzidos por nosso próprio corpo e outros (como as vitaminas C, E e o beta-caroteno) são ingeridos. O ácido linoléico é fonte natural de agentes antioxidantes, que contribui para a melhora do aspecto dos tecidos.
Gorduras Corporal: tem a capacidade de inibir a atividade da enzima LPL (lipase lipoprotéica). Esta enzima tem como função transferir a gordura presente na corrente sanguínea para o interior das células adiposas, responsáveis por armazenar a gordura corporal e que compõem o tecido adiposo do corpo humano. Quanto maior e mais intensa a atividade da LPL, maior quantidade de gordura é armazenada dentro das células adiposas e, como conseqüência, o volume do tecido adiposo aumenta, ou seja, engordamos.
Com o bloqueio da ação do LPL, a transferência de gordura para as células também fica inibida, o que obriga o organismo a utilizar o estoque de gordura já existente como fonte de energia para a atividade muscular, a chamada lipólise = queima de gordura.
Ácido oléico: conhecido como ômega 9. Encontrado principalmente no azeite de oliva, está no grupo dos "óleos do bem". Ele age no corpo ajudadando a manter os níveis de colesterol dentro dos limites normais, esse ácido desempenha um papel fundamental na síntese de hormônios, regulando os processos metabólicos do organismo", explica Flávia Bulgarelli Vicentini, nutricionista da Casa Movimento, em São Paulo. Ele ajuda a controlar a fome e o peso corporal. Estudo da Universidade da Califórnia (EUA) descobriu que o oléico estimula a produção do lipídio oleiletanolamida, substância que reduz o apetite, aumenta a perda de peso e diminui a produção de LDL, o "colesterol mau".

Mecanismo de Ação 
De acordo com a Jessica Coslovich, farmacêutica da Via Farma Importadora em São Paulo o ácido linoléico funciona como o CLA, "que age nos espaços inter e intramusculares e dérmicos do corpo". 
Já a nutricionista Fernanda Corrêa uma de suas funções é inibir o aumento do tecido adiposo. "O organismo passa a acumular menos gordura, forçando o corpo a queimar aqueles famosos pneuzinhos, além de acelerar a definição muscular".

Indicações 
Auxilia no emagrecimento;
Reduz os níveis de gorfura corporal ajudando no processo de definição muscular
Reduz o apetite;
Reduz colesterol LDL (colesterol mau)
Aumento da imunidade.


Posologia
Tomar 1 cápsula 30 minutos antes do almoço e jantar

Contra-Indicação
Gravidaz, lactentes, diabéticos e crianças.

Considerações Importantes
A prática de exercícios físicos e dieta saúdavel colaboram com o processo de emagrecimento.
Recentemente, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu a venda de quatro marcas de suplementos à base do óleo de cártamo. Nesses lotes, foram encontradas quantidades de CLA (ácido linoléico conjugado) superiores a 70% da composição do produto. Assim, ao adquirir cápsulas com o óleo da planta, além de verificar se na fórmula não há mais do que essa quantidade de CLA, busque SEMPRE pelo selo da Anvisa.

Referências Bibliográficas
  • C.S.I.R. (Council of Scientific and Industrial Research). 1948-1976. The wealth of India. 11 vols. New Delhi.
  • Duke, J.A. 1978. The quest for tolerant germplasm. p. 1-61. In: ASA Special Symposium 32, Crop tolerance to suboptimal land conditions. Am. Soc. Agron. Madison, WI.
  • Duke, J.A. 1979. Ecosystematic data on economic plants. Quart. J. Crude Drug Res. 17(3-4):91-110.
  • Hartwell, J.L. 1967-1971. Plants used against cancer. A survey. Lloydia 30-34.
  • Jenkins, B.M. and Ebeling, J.M. 1985. Thermochemical Properties of Biomass Fuels. Calif. Agric. 39(5/6): 14-16.
  • Keys, J.D. 1976. Chinese herbs, their botany, chemistry, and pharmacodynamics. Chas. E. Tuttle Co., Tokyo.
  • Khoshoo, T.N. 1982. Energy from plants: problems and prospects. Reprinted from Part II of the Proceedings of the 69th Session. Indian Science Congress, Mysore. Lucknow Printing House, Lucknow.
  • Raghu, J.S. and Sharma, S.R. 1978. Response to irrigation and fertility levels of safflower. Indian J. Agron. 23(2):93-97.
  • Subramanian, M., Ramasamy, N.M., Rangasamy, M., Appadurai, R., and Subbalakshm, I.B. 1979. CO.1 a high yielding non-spiny safflower (Carthamus tinctorius). Madras Agr. J. 66(4):211-214.
  • Wu, K.K. and Jain, S.K. 1977. A note on germplasm diversity in the world collections of safflower. Econ. Bot. 31:72-75.

Um comentário:

  1. Valores
    Cápsula com Óleo de Cartamo 1000mg.
    60 cápsulas: R$ 40,00
    120 cápsulas: R$ 70,00

    ResponderExcluir