Pó de composição muito complexa com coloração amarelada ou cinza, o Pólen é o gameta masculino e elementos fecundantes das flores, responsável pela produção das sementes e frutos, presente nas inflorescências comumente extraídas pelas abelhas operárias nas primeiras horas da manhã e transportadas para o interior da colméia em forma de bolotas, é utilizada como fonte de proteína e vitaminas, para alimentar as crias e para a produção da geléia real.
Seu uso é antiqüíssimo sendo que os médicos egípcios já conheciam as suas propriedades, ensinadas mesmo por Hipócrates.
Com 35% de proteínas em 18 aminoácidos, 12 vitaminas e 14 minerais, carboidratos, lipídeos e enzimas digestivas o pólen é o mais rico e completo alimento que se conhece para alimentação humana. Além dos nutrientes ele contém componentes ativos como os flavonoides, enzimas, hormônios e ácidos nucléicos.
Flavonoides: têm a função de prevenir a arterioesclerose e diminuir os níveis de colesterol.
Cianidina: é um flavonoide eficaz no fortalecimento capilar, retardando a queda e o embranquecimento dos cabelos, e tem função antiinflamatória.
Vitamina P mais os compostos flavonoides: tornam o pólen altamente eficaz no controle da aterosclerose, hipertensão e hemorragia cerebral.
Ácidos Nucléicos tem função de estimular a reprodução das células, retardando o envelhecimento e prevenindo contra o aparecimento de varias doenças crônicas da velhice, fortalecendo o sistema imunológico do organismo.
Seu consumo por seres humanos tem efeito comprovado para casos de esgotamento do nervosismo e insônia, na melhora e prevenção da impotência e astenia sexual, proteção das funções gástricas e hepáticas, para melhor o apetite no crescimento infantil e no raquitismo.
Pela sua riqueza em minerais, enzimas, vitaminas, aminoácidos e compostos vitalizantes, pólen tem ação tônica, sendo também usado como estimulante do apetite, ativador estomacal (não é contra indicado na úlcera), obesidade, prisão de ventre, diarréia (é um normalizador das funções intestinais, por isso podem ser usados em ambos os casos). O seu uso empírico contra mal estar, tensão nervosa e diabetes é tradicional. É considerado pela medicina popular como um bom recurso contra o desgaste nervoso e o estresse, usado também para fortalecer crianças pálidas e doentes.
Atualmente o pólen esta sendo progressivamente utilizado pelos médicos como auxiliar terapêutico na inapetência e nos desgastes nervosos. Mais recentemente o pólen tem demonstrado utilidade na proteção da próstata, principalmente na hipertrofia do órgão (HPB), agindo como redutor do volume prostático.
A dose é livre, geralmente 30 a 100 g / dia.
PODEM PROVOCAR REAÇÕES ALERGICAS EM PESSOAS SENSÍVEIS.
PEÇA JÁ O SEU PELO FONE: (067) 3383 - 0000
Nenhum comentário:
Postar um comentário