quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Koubo - Cactus Cereus


Fruta Nordestina que Acelera o Emagrecimento
 Conhecido como doce do deserto, o koubo é uma fruta popular brasileira, utilizada na preparações doces, como compotas e geleias. Estudos realizados pelo Grupo Pharmacopéia Cil constataram que esse alimento possui propriedades no processo de emagrecimento.
Verificou-se que seu extrato diminui a vontade de comer doces e atua como moderador natural de apetite, devido sua propriedade sacietogênica - que aumentam a sensação de saciedade. O koubo também ativa um hormônio chamado glucagon, responsável pela disponibilização da energia armazenada, estimulando o organismo a utilizar suas próprias reservas energéticas.

Propriedades
- Antioxidante – responsável: vitamina C = combate radicais livres
- Moderador apetite – responsável: tiramina = estimula glucagon
- Diurético – responsável: betalaína e indicaxantina = elimina líquidos e toxinas
- Lipolítico – responsável: n- metiltiramina
- Reduz LDL - colesterol ruim – – responsável: ômega 6 e 9

Ficha Técnica
Nome científico: Cereus sp
Família: Cactaceae
Parte utilizada: planta inteira
Cactus cereus sp é uma cactácea.
Detalhamento das Propriedades
- Antioxidante – responsável: vitamina C = combate radicais livres
Contém teor de vitamina C, demonstrando capacidade de captar radicais livres (atividade antioxidante) e efeitos na prevenção de enfermidades cardiovasculares e circulatórias. A vitamina C é considerada por alguns autores como o maior contribuinte na atividade antioxidante, preservando as células contra danos oxidativos.
- Moderador apetite – responsável: tiramina = estimula glucagon
Sua ação se faz pelo aumento da produção de glucagon (hormônio antagonista (contrário) à insulina). Ao estimular a produção de glucagon Cereus mantém o nível de glicose no sangue alto. Esta glicose elevada envia sinais para o cérebro de que não precisa mais se alimentar e assim a sensação de fome diminui. Esta sensação é auxiliada pela presença de tiramina na sua composição. Ao estimular a liberação de glucagon inibe a liberação de insulina. Com menos insulina o organismo se vê obrigado a utilizar os estoques de gordura para gerar energia. A tiramina e a n-metiltiramina presentes ajudam no consumo das gorduras. Desta forma o Cereus ajuda no emagrecimento por dois motivos: diminui a fome e aumenta o consumo de gordura.
- Diurético – responsável: betalaína e indicaxantina = elimina líquidos e toxinas
Atribui-se seus efeitos diuréticos a betalaína e indicaxantina presente no Cereus eliminando líquidos em excesso e toxinas.
- Lipolítico – responsável: n- metiltiramina
N - metiltiramina é uma amina adrenérgica. Pela ativação dos receptores beta 3 adrenérgicos, ajuda a aumentar a termogênese, a taxa metabólica basal e conseqüentemente promove a degradação da gordura – lipólise. São conhecidos cinco grupos de adrenoceptores ou receptores adrenérgicos: alfa 1 – alfa 2 – beta 1 – beta 2 - beta 3. Beta 3 responsável pela - Termogênese e lipólise.
- Reduz LDL - colesterol ruim – responsável: ômega 6 e 9.
O consumo excessivo de gordura, principalmente a saturada, de origem animal ou vegetal, é um fator preponderante no desenvolvimento de doenças cardiovasculares. É necessário diminuir os teores de gorduras saturadas e elevar os teores de gorduras poliinsaturadas. Um tipo de lipoproteína é a LDL, também chamado de colesterol "ruim", quando se concentra demais no sangue, eleva o risco de ataques cardíacos. Alguns tipos especiais de gorduras, como ômega-3 e ômega-6, são indispensáveis para um sistema imunológico forte e uma pele saudável. O ômega-3 é um tipo de gordura polinsaturada e não é produzido pelo organismo humano, deve ser consumida através da alimentação. O consumo de produtos ricos em ômega-3 reduz os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue, e também reduz a pressão arterial.
A partir da ingestão de ômega-3 há a biossíntese no organismo dos ácidos graxos EPA (eicosapentaenóico - C20:5) e DHA (docosahexaenóico - C22:6), os quais, embora tenham uma estrutura semelhante, desempenham funções fisiológicas e metabólicas muito diferentes. EPA relaciona-se principalmente com a proteção da saúde cardiovascular no adulto, e o DHA é considerado fundamental para o desenvolvimento do cérebro e do sistema visual, associando a saúde materno-infantil. Evidências correlacionam os níveis altos de triglicerídeos sangüíneos com um maior risco de desenvolvimento de enfermidades cardiovasculares, mas é importante considerar a tríade, nível alto de TG, nível alto de colesterol-LDL e baixo nível de colesterol-HDL, como um predispor alto para o risco cardiovascular.

Contra –indicação
Devido sua propriedade hiperglicemiante, não deve ser utilizado em portadores de diabetes, pois eleva a taxa glicêmica.

Dosagem
200mg 1 hora antes das refeições.
PARA COMPRAR CLIQUE AQUI: http://institutobioquimico.com.br/?s=koubo&post_type=product 

Referências
- Fabricante
- ELOBEIDY, A.A. Introducing Cereus into na Arid Region as a new fruit crop. International Conferenece on water resources & arid environment, 2004.
-MIZRAHI, Y.; NERD E., SITRIT,Y. New fruits for arid climates. Trends in new crops and news uses. JANICK AND a. Whipkey (eds). ASHS Press, Alexandria, VA,2002.

*OBSERVAÇÃO ANTES DE INICIAR QUALQUER TRATAMENTO MEDICAMENTOSO PROCURE SEU MÉDICO OU NUTRICIONISTA PARA UM MELHOR ACOMPANHAMENTO*


2 comentários: