quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

L-Carnitina

L-CARNITINA

Dados Técnicos
INCI Name: L-Acetylcarnitine Hydrochloride
Fórmula: C9H17NO4.HCl
Peso Molecular: 239,7

Ações
Neurotrófico. Reativador neuronal.

Descrição
Derivado natural da carnitina (componente normal do SNC e outros tecidos orgânicos), a qual é atribuída uma atividade neurotrófica em indivíduos com involução cerebral. A acetilcarnitina (alfa-trimetil-betabutironetaína) é gerada no nível mitocondrial pela acetilação da carnitina, processo mediado pela enzima acetiltransferase. De sua parte, o neurotransmissor fisiológico colinérgico acetilcolina sintetiza-se a partir do ácido acético e da colina, pela ação da enzima colina acetilase.

Possui uma similaridade estrutural e química com a acetilcolina e, portanto, é considerado um fármaco colinomimético ou acetilcolinosímile, já que promove a síntese e a liberação do neurotransmissor colinérgico. A atividade biológica energética é fundamental para a adequada oxigenação dos ácidos graxos no nível mitocondrial, e a acetilcarnitina é o único transportador seletivo através da membrana mitocondrial impermeável. Na realidade, representa uma forma de armazenamento de grupos acetil que podem associar-se com a coenzima A (Co A), necessária ao início do ciclo de Krebs para o metabolismo, tanto de ácidos graxos como de glicídios. Por tudo isso, a acetilcarnitina atua como um agonista sobre o receptor muscarínico e a neurotransmissão colinérgica; poderíamos defini-la como um reativador modulador-neuroprotetor do trofismo neuronal. É absorvida significativamente por via oral; estima-se que sua biodisponibilidade seja de 60%; no plasma é encontrada como tal e, finalmente, difunde-se no tecido cerebral.
A carnitina ajuda a regular o metabolismo de gordura no coração e nos músculos comuns, servindo de transportador de ácidos graxos até a mitocrôndria. O metabolismo dos ácidos graxos em pessoas obesas tem sido melhorado com a suplementação de carnitina. Ela ajuda a prevenir o acúmulo de gorduras saturadas, aumentando a utilização dos ácidos graxos.   

Indicações
Envelhecimento cerebral.
Distúrbios cognitivos (atenção, memória, concentração).
Processos involutivos cerebrais.
Mal de Alzheimer
Regulador do metabolismo de gorduras

Posologia
A posologia usual varia de 0,5 a 1,5g ao dia, divididas em 2 a 3 tomadas, de acordo com as indicações:
Depressão - 1 cápsulas de 500mg 2 vezes ao dia,
Mal de Alzheimer - 1 cápsula de 500mg 3 vezes ao dia,
Mente senil - 1 cápsula de 500mg 2 vezes ao dia.
Medicina esportiva - 1g ao dia, dividida em duas tomadas de 500mg, às refeições.

Reações Adversas
Excitação leve e ocasional, que remite a redução da dose.

Precauções
Pacientes com antecedentes de patologias convulsivas. Contra-indicado em gravidez e lactação.

Referências Bibliográficas
Batistuzo, J.A. de Oliveira et all.Formulário Médico Farmacêutico. 2ª edição. São Paulo: Tecnopress, 2002;
P.R.Vade-Mécum. 7ªed. São Paulo: Soniak, 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário