L-ARGININA
A Arginina estimula a hipófise, aumentando a secreção do hormônio de crescimento, sua ação é queimadora de gorduras e promove o desenvolvimento da massa muscular. A Arginina e a Ornitina convertem a amônia em uréia (30 vezes menos tóxica) diminuindo, assim, a fadiga muscular.Aumento da imunidade
A suplementação de Arginina estimula o timo e provoca a produção de linfócitos nessa glândula. Um grupo de pesquisadores japoneses relatou recentemente que células imunológicas de seres humanos saudáveis, incubadas com excesso de Arginina in vitro, demonstraram um aumento de três vezes na atividade das células de defesa e aumentos igualmente significantes em outras atividades imunes desejáveis, como um aumento de atividade antitumoral direta. Portanto, a L-Arginina pode beneficiar pacientes de AIDS e tratar doenças que afetam o sistema imunológico.
CicatrizaçãoAcelera a cicatrização de ferimentos, e inibe a perda de massa muscular após cirurgias ou ferimentos. Vários estudos com animais documentaram esses efeitos benéficos. Trabalhos preliminares sugerem a aplicação de altas doses de Arginina por via intravenosa, em muitos casos pós-lesões e pós-cirúrgicos.
Protetor hepático e detoxificante
Previne os efeitos tóxicos e normalmente mortais da administração de amônia a ratos. A L-Arginina pode ser usada no tratamento da cirrose, e na neutralização da amônia.
Aumento da fertilidade masculina
Diversos estudos demonstraram a relação entre a baixa contagem de esperma e dietas deficientes em Arginina. Em um estudo, homens que apresentavam baixa contagem de esperma responderam favoravelmente à suplementação de Arginina. Mais de 80% deles apresentaram melhora significante quando tomaram 4 g/dia de Arginina via oral.
POSOLOGIA
As doses utilizadas variam em geral entre 100 a 1000mg.
Podendo chegar há 6g ao dia, administrada 3g duas vezes ao dia.
A dose preconizada para a liberação do hormônio de crescimento é de 1.200 mg/dia associados a 1.200 mg/dia de Lisina. Esta associação é fundamental para a liberação do hormônio de crescimento (GH). A dosagem de Arginina poderá chegar até 1,5 g para esta aplicação.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
A Enciclopédia de Vitaminas e Minerais, Sheldon Saul Hendler, Ed. campus, Págs. 219-225;
BATISTUZZO, J.A. et all. Formulário Médico Farmacêutico. São Paulo: Tecnopress, 2ª edição, 2002;
Ribeiro, C. Cosmetologia Aplicada a Dermoestética. 1ªedição. São Paulo: Pharmabooks, 2006;
FERREIRA, A.O. Guia Prático da Farmácia Magistral. Juiz de Fora: Pharmabooks, 2002.
Nenhum comentário:
Postar um comentário