terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Colágeno

COLAGENO
É um tipo de proteína uma de suas funções essenciais é formar as fibras que dão sustentação para pele e também contribui na formação de músculos. É produzido pelo nosso organismo, mas estudos mostram que, a partir dos 30 anos, o corpo sofre uma perda anual dessa proteína em torno de 1%.
Origem
O colágeno é extraído do osso e da cartilagem do boi, passando pelo processo de quebra das moléculas de proteína para que sejam absorvidas com facilidade pelo organismo.
Tipos de Colágeno
Os mais conhecidos são: I, II, III e IV.
O colágeno I é o mais abundante e está presente na pele, nos ossos, nos dentes e nos tendões. Apresenta-se sob forma de fibras grossas, sendo por isso o mais resistente a tensões.
O colágeno II é encontrado nas cartilagens é produzido pelas células cartilaginosas. Como não forma fibras, só é visível com microscópio eletrônico. Associa-se a outras células da matriz extracelular, ligando-se fortemente à água. Ele funciona como uma esponja, cedendo água quando pressionado e voltando a forma primitiva quando a pressão cessa. Torna-se, assim, uma espécie de mola muito importante, que permite ao joelho, por exemplo, agüentar todo peso do corpo. Nas pessoas obesas, ele freqüentemente se desgasta, o que causa problemas de locomoção.
O colágeno III é constituído por fibras nas artérias, no músculo dos intestinos e do útero e em órgãos como o fígado, o baço e os rins. É produzido pelas células musculares e outros tipos de células. As fibras deste tipo de colágeno apresentam certa elasticidade, e por isto são sempre encontradas em órgãos de forma variável, como intestino, útero e nas artérias.
O colágeno IV é formado por moléculas de colágeno que não se associam em fibrilas, mas prendem-se umas as outras pelas extremidades, formando uma rede semelhante a uma tela de arames. Ele se associa a várias moléculas não fibrosas da matriz extracelular e forma uma membrana contínua que separa certos tecidos. Em certas regiões desempenha o papel de filtro. Isto é bem evidente nos rins, onde filtra a urina a partir do sangue. É produzido pelas células epiteliais, musculares e pelas células dos capilares sangüíneos.
Indicação
  •  Previne rugas
  • Promove firmeza da pele
  • Fortalece unhas e cabelo
  • Fortalecimento dos ossos
  • Combate celulite e estrias

Composição
Sua composição tem cerca de 95% de proteínas, 1% - 2% sais menierais e até 5% de água. É isento de gordura, carboidrato e colesterol.

Quando Usar
Por esse motivo, muitos médicos sugerem o consumo do colágeno depois dos 30 anos de idade. Para mulheres com mais de 50 anos, o uso é indispensável para manter a pele jovem e saudável.

Deficiência
Falta de colágeno causa a redução da elasticidade e hidratação da pele, rugas, celulites, flacidez, unhas e cabelos quebradiços e sem brilho, desgaste da articulação e ossos fracos.
Como Usar
Você pode usar tanto o colágeno em cápsula, pó ou goma. As formas de pó são as mais baratas por ser processo simples de fracionamento, já as cápsulas tem um valor um pouco acima por envolver o procedimento de encapsulação, já as gomas são de valores elevados. 
Cápsulas: o ideal é ingerir 4 à 6 cápsulas de 500mg antes de dormir.
Pó: pode ser misturado com água, suco, chá, leite, entre outros alimentos. Recomenda usar 10g de colágeno por dia (1 colher de sopa), obtém-se o fornecimento ideal desse aminoácido tão importante. Dilua em 200 ml a 250 ml de suco ou outro líquido de sua preferência e tomar 30 a 60 minutos antes do jantar.
Goma: ingerir 1 goma 2 vezes ao dia. (Obs. o gosto fica difícil satisfazer pessoas com alto nível de exigência)

*OBSERVAÇÃO ANTES DE INICIAR QUALQUER TRATAMENTO MEDICAMENTOSO PROCURE SEU MÉDICO OU NUTRICIONISTA PARA UM MELHOR ACOMPANHAMENTO*

Um comentário:

  1. adorei tudo sobre o colageno pis to,o de 600ml por dia to muito bem agora bgd

    ResponderExcluir