terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Pholia Magra

PHOLIA MAGRA EXTRATO SECO
Cordia ecalyculata Vell.
DESCRIÇÃO
Coadjuvante natural para auxiliar no tratamento da obesidade, Pholia Magra Extrato Seco é um fitoterápico padronizado extraído da planta Cordia ecalyculata Vell (Família botânica: BORAGINACEAE). Parte utilizada: folhas. Trata-se de um arbusto ou árvore pequena, conhecida como bugrinho, café-de-bugre, chá-de-bugre, claraíba, laranja-aperu, laranja-do-mato, limão-do-mato, louro-mole, louro-salgueiro e porrete. O extrato tem a razão de extração 20 :1.

CONSTITUINTES
Cordia ecalyculata contém cafeína, alantoína, ácido alantóico, cloreto de potássio, taninos e óleos essenciais.

PROPRIEDADES
A cafeína é classificada como alcalóide do grupo das xantinas, e possui ação termogênica, que acelera o metabolismo e auxilia o organismo a queimar os excessos. Entre o grupo das xantinas (que incluem a teofilina e a teobromina) a cafeína é a que mais atua sobre o sistema nervoso central (SNC).
A cafeína atua ainda sobre o metabolismo basal e aumenta a produção de suco gástrico. A ação da cafeína no SNC aumenta a capacidade de atenção, concentração, o humor, a liberação de catecolaminas, liberação de ácidos graxos livres, catabolização de triglicerídios musculares e redução da fadiga.
A alantoína favorece a proliferação celular acelerando a regeneração da pele lesada e age nos vasos linfáticos, promovendo uma “drenagem”. É por isso que também auxilia amenizando a celulite. Diurética, auxilia na eliminação do excesso de líquido. Estimula a proliferação de novas células e a epitelização.
Seu uso popular e tradicional é antigo, principalmente na forma de chá como diurético, estimulante da circulação, cardiotônico, na diminuição do inchaço, diminuidor do apetite (no tratamento de obesidade), além de auxiliar na diminuição dos níveis de colesterol total e triglicerídeos, prevenindo a deposição de gorduras nas artérias.
C. ecalyculata tem as seguintes propriedades: supressora do apetite, diurética, redutora de depósitos de celulite por estimular a circulação, cardiotônica e energizante.
Possui alta concentração de ativos como a cafeína e o ácido alantóico. Altas concentrações de cafeína - substância termogênica, estimulante do sistema nervoso central e também por ser levemente diurética, auxiliam na eliminação do excesso de líquido e também a reduzir a concentração de gorduras.
Além da cafeína, esta planta apresenta quantidades significativas de potássio, que auxilia na compensação da perda de minerais relacionada com a ação diurética. A presença da alantoína e do ácido alantóico pode agir na redução da celulite e da gordura localizada.
Seu efeito emagrecedor está associado a uma atividade inibidora no sistema nervoso central, agindo como supressora do apetite, contribuindo para uma maior queima de gorduras localizadas principalmente na região do abdômen.
De acordo com o site MDEMULHER: O médico ortomolecular Amilton Macedo, de São Paulo, afirma que não há riscos para quem toma a pílula. A exceção fica por conta das mulheres que estão grávidas ou amamentando. "Para as outras, o resultado pode ser ótimo. A gente vê as pacientes perdendo peso mesmo, principalmente a gordura localizada no abdômen", diz.
A maior prova de que a erva realmente funciona é a barriga chapada de Sabrina Sato. O próprio médico Amilton Macedo receitou a pílula para a apresentadora. "Assim como a Sabrina, qualquer pessoa pode ter um bom resultado. Melhor ainda se fizer uma dieta balanceada e exercícios físicos regulares", revela.

CONTRA-INDICAÇÕES
O uso é contra-indicado durante a gravidez, amamentação e para hipertensos.

INDICAÇÕES
Em dietas para a perda de peso (como supressor do apetite);
Levemente diurético;
Como redutor do excesso de gorduras localizadas;
No tratamento da retenção de líquidos;
Como tonificante muscular.

POSOLOGIA
Recomenda-se tomar 125 mg ou 300 mg, duas vezes ao dia, 30 minutos antes do almoço e jantar.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1) Matsunaga K, Sasaki S, Ohizume Y. Excitatory and inhibitory effects of paraguayan medicinal plants Equisetum giganteum, Acanthpspermum australe,Allophylus edlis and Cordia salicifolia on contraction of rabbit aorta and giuneapig left atrium. (Natural Medicines 1997;51: 478-81);
2) Siqueira VLD, Cortez DAG, Oliveira CE, Nakamura CV, Bazotte RB. Pharmacological studies of Cordia salicifolia Cham in normal and diabetic rats. (Brazilian Ar- Revista da AMRIGS, Porto Alegre, 52 (3): 182-186, jul.-set. 2008);
3) Menghini L, Epifano F, Leporini L, Pagiotti R, Titilini B. Phytochemical investigation on leaf extract of Cordia salicifolia Cham. (J Med Food 2008; 11(1):193-194);
4) Florae Fluminensis Icones. Rio de Janeiro 2: t. 149. 1831 ("1827");
5) USDA, ARS, National Genetic Resources Program. Germplasm Resources Information Network - (GRIN) [Data from 07-Oct-06];
6) Lorenzi, H. 2000. Árvores Brasileiras – Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil. V.1. 3ªed. Editora Plantarum. Nova Odessa – SP. 368 p.
7) http://mdemulher.abril.com.br/dieta/reportagem/dietas/chupe-bala-emagreca-pholiamagra-doce-emagrecedor-497116.shtml

*OBSERVAÇÃO ANTES DE INICIAR QUALQUER TRATAMENTO MEDICAMENTOSO PROCURE SEU MÉDICO OU NUTRICIONISTA PARA UM MELHOR ACOMPANHAMENTO*

Nenhum comentário:

Postar um comentário