A L-teanina (-glutamilletilamida) é um aminoácido presente na planta Camellia sinensis, confere sabor ao chá verde.
O chá verde contém um número de constituintes, incluindo polifenóis, proteínas, aminoácidos, ácidos orgânicos, vitaminas, minerais, e pigmentos.
Teanina é sintetizada na raiz da planta onde a luz solar converte a teanina em polifenóis. Por causa disto, alguns cultivadores do chá verde mantém as plantas fora da luz solar direta para preservar o índice de teanina e assim o sabor.
Mecanismo de Ação
Sem levar em consideração o mecanismo, a teanina aumenta as ondas alfa cerebrais, num sinal de relaxamento induzido.
Protege também células normais dos danos causados por estas drogas através da atividade antioxidante, especialmente mantendo níveis celulares de GSH.
Pode neutralizar o efeito estimulante da cafeína. Nos ratos, teanina administrada intravenosamente após a cafeína, e aproximadamente na mesma dosagem, corta o efeito estimulante da cafeína visto em observações eletroencefalográficas. Quando administrada em uma dose menor (20-40% da dose original), a teanina apresentou efeitos excitatórios sugerindo uma atividade dupla de teanina, dependendo da dose.
Indicações Clinicas
Stress/Ansiedade
Estudos demonstraram que L-teanina induz atividades no cérebro correlacionando um estado percebido de relaxamento. O chá verde é usado freqüentemente como uma bebida relaxante, embora possa conter mais cafeína do que o café, a teanina parece neutralizar o efeito estimulante da cafeína.
Hipertensão
Em estudos com ratos hipertensos, a administração causou uma redução significativa na pressão sanguínea. Entretanto, ainda faltam estudos para o uso de teanina, como anti-hipertensivo, em humanos. De qualquer maneira, pode ser utilizada em regimes de tratamento para hipertensos.
Tensão Pré-menstrual
Tensão Pré-menstrual
Estudos em cooperação entre a Taiyo Kagaku Co., a Universidade de Shizuoka e o The Family Planning Institute of Japan têm demonstrado que mulheres tomando 200mg de L-teanina / dia têm apresentado uma incidência menor de sintomas da TPM. Estes sintomas incluem os sintomas físicos, mentais e sociais. Um significante alívio dos sintomas da TPM foi observado com o uso de L-teanina.
Melhora do aprendizado
Recentemente está relacionada ao aumento da habilidade de aprendizado em animais e à indução do relaxamento em humanos, possivelmente devido ao seu efeito na serotonina, dopamina e outros neurotransmissores.
Efeitos Tóxicos
É geralmente bem tolerada, possui LD50 superior a 5.000 mg/kg nos ratos. Não é mutagênico ou carcinogênico em animais ou em bactérias. Não há relatos de reações adversas.
Para o relaxamento, modulação do humor, ansiedade: 200mg de Lteanina 2-3 vezes ao dia.
Doses posológicas na faixa de 50 a 200mg têm-se demonstrado efetivas.
Para tratamento de câncer juntamente com quimioterápicos a dose é especulativa, já que nenhum estudo em seres humanos foi executado.
Entretanto, uma dosagem de 400-800mg três vezes ao dia pode ser usada com segurança.
Referências
Juneja LR, Chu D, Okubo T, et al. L-theanine aunique amino acid of green tea and its relaxation effect in humans. Food Sci Tech 1999;10:199-204.
Sakato Y. The chemical constituents of tea: III. A new amide theanine. Nippon Nogeikagaku Kaishi 1949;23:262-267.
Unno T, Suzuki Y, Kakuda T, et al. Metabolism of theanine, a gamma-glutamylethylamide, in rats. J Agric Food Chem 1999;47:1593-1596.
Yokogoshi H, Kobayashi M, Mochizuki M, Terashima T. Effect of theanine, rglutamylethylamide, on brain monoamines and striatal dopamine release in conscious rats. Neurochem Res 1998;23:667-673.
Nenhum comentário:
Postar um comentário