quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Rhodiola Rosea


 Rhodiola Rosea

A Rhodiola rosea é uma planta vivaz que cresce nos solos arenosos, rochosos, frios e secos das encostas siberianas, é reconhecida internacionalmente como "Golden Root" ou "Raiz de Ouro". É considerada como um dos primeiros adaptógeno (substâncias que aumentam de forma geral e não específica à resistência do organismo aos diversos tipos de stress que o afetam). Ficou demonstrado que atua reduzindo a concentração de vários metabólitos produzidos no organismo pelo stress, nomeadamente o CRF (Corticotropin Releasing Factor) que aumenta a fadiga mental e prejudica a função sexual.

Benefícios
Alivia os sintomas depressivos;
Aumenta a resistência ao esforço;
Diminui o tempo de recuperação após o esforço;
Melhora o desempenho cognitivo (memória, cálculo mental, concentração, percepção visual e auditiva);

Estudos 
O efeito da Rhodiola também foi comparado com o do Ginseng Siberiano (Eleutherococcus senticosus) num estudo envolvendo um total de 254 homens e mulheres. Os participantes foram divididos em três grupos, cada qual recebendo extrato de Rhodiola rosea, Ginseng Siberiano ou Menta (controle). Os resultados sugeriram que a "Raiz de Ouro" é mais ativa do que o Ginseng Siberiano em aumentar a capacidade de trabalho e desempenho mental, assim como a velocidade de processamento e percepção da informação.
Um estudo clínico randomizado, duplo-cego, placebo controlado e de grupos paralelos avaliou duas doses únicas de um extrato padronizado de Rhodiola rosea (180mg por cápsula) em 161 cadetes sob fadiga e stress. O primeiro grupo tomou uma cápsula (180mg) e o segundo, duas cápsulas (360mg). Ambos foram comparados com um grupo que não recebeu qualquer tipo de tratamento (controle). Os resultados mostraram que as duas doses do extrato produziram um efeito "antifadiga" (estimulante) estatisticamente significativo juntamente com resultados significativos na pressão de pulso, quando comparados com o placebo.

Modo de Usar
Em geral, recomenda-se 100mg do extrato de Rhodiola rosea que devem corresponder a aproximadamente 3,0% de rosavina ou 0,8% a 1,0% de salidroside.
É recomendada a ingestão pela manhã porque, para alguns usuários, ela pode interferir no sono. Para outros, a ingestão desse extrato à tarde pode não causar qualquer interferência nos padrões do sono.

Posologia
Tomar de 1 a 2 cápsulas de 100mg ao dia. Sempre pela manhã; no caso de 2 cápsulas ao dia, uma deve ser ingerida pela manhã e outra à tarde.
A quantidade de extrato a ser ingerido pode ser aumentada para 200mg três vezes ao dia, se necessário.

Contra Indicação
É contra indicada nos estados de excitação.

Referências Bibliográficas
PANOSSIAN, A. Adaptogens: a historical overview and perspective. Natural Pharmacy, v. 7, n. 4, p. 19-20, 2003.
BREKHMAN, II; DARDYMOV IV. New substances of plant origin which increase nonspecific resistance. Ann Rev. Pharmacol, v. 9, p. 419-30, 1969.
PANOSSIAN, A; WILKMAN G. Evidence- -based efficacy of adaptogens in fatigue, and molecular mechanisms related to their stress-protective activity. Curr Clin Pharmacol, v. 4, p. 198-219, 2009a.
FDA. Notice of Proposed Rulemaking, Federal Register, April 29, 1998a.

Nenhum comentário:

Postar um comentário