quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Cromo

CROMO

INFORMAÇÕES
O cromo (PICOLINATO OU QUELATO) demonstrou, em diversos estudos, ser eficaz na redução dos níveis de colesterol total e no aumento do HDL, o bom colesterol redutor da gordura abdominal.
Muito utilizado nas fórmulas de atletas, pois o cromo é perdido nos exercícios físicos e na transpiração. Melhora a ligação de insulina com os seus receptores, altera o metabolismo lipídico e secundariamente o metabolismo glicídico. Isso porque ajuda a diminuir drasticamente o desejo exagerado por doces, que viram moléculas que se concentram na barriga, e atua no controle do apetite. O cromo faz com que o carboidrato seja aproveitado como fonte de energia e não fique armazenado sob a forma de gordura, confirma a nutróloga Tamara Mazaracki, do Rio de Janeiro.  
ESTUDO 01
Um deles, realizado pelo Health and Medical Research Foundation, em San Antonio, nos Estados Unidos, e publicado no Journal Current Therapeutic Research, analisou 122 pacientes gordinhos. Uma parte deles tomou 400 mcg de cromo diariamente por três meses e a outra, apenas placebo. Ao final do período, a primeira turma havia perdido 2,8 quilos de gordura corporal, enquanto o restante do grupo emagreceu 1,5 quilo. 
ESTUDO 02
Outra pesquisa americana mais recente, feita pela University of Vermont em parceria com a Louisiana State University, indica o mesmo resultado: a ingestão de cromo interfere positivamente na perda de peso. 

INDICAÇÕES
Ajuda a reduzir o nível de colesterol ruim, o LDL;
Reduz variações de humor, principalmente durante a TPM;
Alivia sintomas de depressão;
Melhora a fadiga;
Aumenta a capacidade de o corpo ganhar massa muscular;

Auxilia no tratamento do diabete tipo 2;
Dá uma força no combate à celulite. 

POSOLOGIA
De 100 a 200 mcg ao dia. Melhor  se  administrado  com  uma  suplementação  bem  balanceada  de
vitaminas e minerais.  Recomenda-se  sempre  o acompanhamento médico.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BATISTUZZO, J.A; ITAYA, M; ETO, Y. Formulário Médico-Farmacêutico. São
Paulo/SP:Tecnopress, 3ª Ed. 2006.
FERREIRA,  A.O.  Guia  Prático  da  Farmácia  Magistral.  Juiz  de  Fora/MG:
Pharmabooks, 2ª Ed. 2002.

Última atualização: 09/07/2012  DP

Nenhum comentário:

Postar um comentário