ZINCO QUELATO
INFORMAÇÕES
O zinco é um mineral presente em todas as partes do corpo e tem múltiplas funções. Ajuda a curar feridas e é componente importantíssimo de muitas reações enzimáticas. É especialmente importante para a saúde da pele e essencial para um sistema imunológico saudável e para a resistência a infecções. Os homens precisam de mais zinco que as mulheres porque o sêmen contém 100 vezes mais zinco que o sangue. Quanto mais sexualmente ativo um homem for, mais ele precisará de zinco. A quantidade recomendada de zinco para homens adultos é 1/3 maior do que para mulheres. Os primeiros sintomas de deficiência de zinco são: perda de paladar, fraca resposta imunológica e problemas de pele. Outros sintomas são: perda de cabelo, diarréia, fadiga, demora na cura de feridas e, em crianças, taxa reduzida de crescimento e desenvolvimento mental.
INDICAÇÕES
O zinco é indicado para o aumento da imunidade, para o tratamento de disfunções do aparelho genital masculino (fertilidade e impotência), para fertilidade feminina, na gravidez, na lactação, em recém- nascidos, em crianças em idade de crescimento, em dietas insuficientes de proteínas, como no caso de desnutrição, alcoolismo e em casos geriátricos. Também utilizado como coadjuvante na diminuição dos depósitos de colesterol. Também previne a cegueira decorrente do envelhecimento, previne câncer, acelera a cicatrização de feridas, aumenta o desejo sexual, útil no tratamento de acne, previne a queda de cabelo, antiinflamatório e útil no tratamento da artrite reumatóide. Utilizado freqüentemente em formulações antioxidantes e de suplementação de zinco.
POSOLOGIA
Uso oral: 10 a 60 mg ao dia. A administração de zinco necessita da administração de cobre para que os níveis sangüíneos de ambos se mantenham normais. Porém, devem ser administrados separadamente.
INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS
O zinco diminui a ação da tetraciclina, levofloxacina e cobre. Pode ter sua ação diminuída por diuréticos tiazídicos, ácido fólico e suplementos de ferro.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Formulário Médico Farmacêutico – 3ª Ed.
Guia Prático de Farmácia Magistral – 2ª Ed.
Nenhum comentário:
Postar um comentário