RHAMNOSUS
INFORMAÇÕES
Os beneficios terapêuticos das bactérias probióticas, está com mecanismos de ação bem estabelecidos e reconhecidos pela comunidade cientifica, nos distúrbios e infecções intestinais.
As cápsulas contendo populações bacterianas liofilizadas, sendo utilizadas no tratamento de distúrbios gastrintestinais, constipação e algumas doenças hepáticas tem resultados satisfatórios nestas situações, não só no tratamento, mas também na prevenção.
O Rhamnosus fermenta várias formas de açúcar, produzindo ácido lático que leva vantagem na competição com bactérias patogênicas.
ESTUDOS
Estudo 01: Em um estudo randomizado, duplo cego, 20 pacientes com histórico de inflamação na porção ilíaca do intestino foram selecionados. Para o estudo, 10 pacientes tomaram placebo, enquanto os outros 10 tomaram as cápsulas controle compostas por 100milhões de UFC de Lactobacillus rhamnosus duas vezes ao dia por 3 meses. Analise quantitativa da cultura de bactérias fecal e por biopsias da porção ilíaca do intestino foram analisadas antes e depois do tratamento. O resultado foi satisfatório para o grupo tratado com a mudança da flora intestinal, com o aumento da concentração de lactobacillus “positivos” para a flora.
Estudo 02: Outro estudo mostrou que Lactobacillus, administrados na forma de supositórios vaginais duas vezes por dia durante 7 dias reduziu os sintomas associados com a candidíase vaginal. Diferentemente dos resultados de estudos anteriores com probióticos, os autores observaram um alívio nos sintomas no grupo placebo.
Os antibióticos provavelmente interferem com a colonização dos probióticos, reduzindo dessa forma o efeito do tratamento. São necessários estudos adicionais para explorar os efeitos específicos das cepas e mecanismos de bactérias probióticas diferentes em pacientes alérgicos.
INDICAÇÕES
Tratamento de excesso de óxido nítrico
Desintoxicação de metais pesados
Alergia alimentar
Eczema tópico
POSOLOGIA
Recomenda-se o consumo de 100 a 600 milhões de UFC (Unidades Formadoras de Colônia), três a quatro vezes ao dia, conforme critério médico e necessidade do paciente.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1. http://www.goodnessdirect.co.uk/cgi-local/frameset/article/148.html
2. http://www.ajcn.org/cgi/content/abstract/80/6/1618
3. Gomes A.M.P., Malcata F.X. Agentes Probióticos em alimentos: aspectos fisiológicos e aplicações tecnológicas.
4. MEDLINE – Effect of Lactobacillus rhamnosus GG on ileal pouch inflammation and microbial flora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário