terça-feira, 6 de novembro de 2012

Magnésio

       
MAGNÉSIO QUELATO

INFORMAÇÕES 
O magnésio reage quimicamente com o ácido do estômago, aumentando o PH do estômago e aliviando os sintomas de hiperacidez. Como laxante, o magnésio preenche a cavidade do intestino delgado com água por efeito osmótico. O acúmulo de água produz distensão, aumenta o peristaltismo e a evacuação intestinal. O efeito laxante é potencializado pelo aumento da liberação de colecistoquinina. A eliminação do óxido de magnésio é fecal e renal. 

INDICAÇÕES
O  magnésio  é  utilizado,  como  relaxante,  na  prevenção  e tratamento das doenças cardíacas, no combate à fadiga neuromuscular, no stress, no tratamento da síndrome pré-menstrual (associado à vitamina B6), combate a tensão nervosa e a depressão, ajuda a evitar a  formação de pedras nos  rins e na vesícula,
alivia a digestão. Combinado com o cálcio, o magnésio  funciona como  tranqüilizante natural e atua na manutenção da saúde cardiovascular. Os grupos vulneráveis à  deficiência  de  magnésio  são:  idosos,  pessoas  em  dietas  de  baixas  calorias, diabéticos, pessoas que fazem uso de digitálicos e diuréticos, consumidores de álcool, gestantes e pessoas que praticam exercícios regulares e pesados.

POSOLOGIA
De  50  a  500 mg  ao dia. É importante interagindo com o cálcio, fósforo, vitamina B6 e D.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Formulário Médico Farmacêutico – 3ª Ed.
Guia Prático de Farmácia Magistral – 2ª Ed.

Nenhum comentário:

Postar um comentário